27/11/2018 15:03:03
SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Câmara Municipal comemorou o Dia da Consciência Negra, em Sessão Solene, no dia 20 de novembro, no Plenário da Casa de Leis.

Compuseram a Mesa de Honra o Frei Ademildo Gomes; Senhora Maria Motta Ribeiro, Presidente de Honra do Movimento Negro Castelense (MNC); o ex-Vereador e atual Presidente do MNC, Marcos Antônio Sandre Correia e a homenageada da noite, a Senhora Maria Bernadete de Jesus Dias.

O Frei Ademildo Gomes palestrou sobre o tema, lembrando a Campanha da Fraternidade de 2018, Fraternidade e Superação da Violência. “Dentre as diferentes formas de violência que constantemente nos deparamos estão a violência física, psicológica, sexual, doméstica, verbal e racial”, disse.

Em seguida, a Senhora Maria Motta Ribeiro fez uso da palavra, enfatizando a data comemorativa e as lutas do Movimento Negro, de longa data, para alcançar os seus direitos e cidadania.

Marcos Sandre, durante sua fala, destacou os trabalhos realizados durante a semana, visitando escolas do Município para divulgar o Movimento Negro e as suas ações, quando vem atendendo 80 alunos para aulas de Capoeira.

O Vereador Éverton Zanúncio Malheiros entregou o Diploma de Mérito da Consciência Negra, aprovado por todos os vereadores, à homenageada Maria Bernadete de Jesus Dias, que agradeceu a homenagem e compartilhou com o Movimento Negro Castelense.

Logo após, o Vereador Éverton Zanúncio falou em nome do Poder Legislativo, ressaltando a importância da data para o reconhecimento dos descendentes africanos, da constituição e construção da sociedade brasileira.

Para encerrar, o Vereador Cristiano Dias Vittelli declamou o poema Lendas e Verdades, do livro Sob os Segredos do Tempo, da escritora Maria José Vettorazzi. A obra narra episódios, em versos, sobre o cotidiano do período escravocrata na Fazenda do Centro, em Castelo.

. SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 91 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DE CASTELO
. VENHA COMEMORAR OS 91 ANOS DE CASTELO
. MOMENTO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 28 ANOS DA SOCIETÀ ITALIANA DI CASTELLO