O Rio Caxixe, pertencente à bacia hidrográfica do Rio Itapemirim, é o manancial de onde a Cesan coleta a água que abastece Castelo. Os principais fatores de degradação na bacia são cargas elevadas de esgotos domésticos e industriais, lançamento de lixo e resíduos, efluentes e resíduos de atividades agropecuárias, processos erosivos, aterros e drenagem de alagadiços e lagoas marginais (região estuarina), ocupação de margens de rios e lagoas, retirada de matas marginais e extração de areia.
Por isso, antes do tratamento, a Cesan monitora as condições dos mananciais de onde realiza a captação da água. São feitas coletas sistemáticas e análises das propriedades Físico-Químicas, bacteriológicas e hidrobiológicas. Esse trabalho permite que a empresa decida sobre qual é o método mais eficaz de tratamento da água. O monitoramento é feito também durante o tratamento e no decorrer de todo o processo de distribuição. Isso garante água de qualidade para os mais de 2,4 milhões de habitantes atendidos pela Cesan no Espírito Santo.
Dentro da estrutura estadual para promover a gestão dos recursos hídricos está a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), que tem por finalidade executar a Política Estadual de Recursos Hídricos. Também fazem parte os comitês e consórcios de bacias hidrográficas, nos quais a Cesan, com foco na preservação do meio ambiente, participa ativamente por meio dos seus representantes.
A estação de tratamento que abastece Castelo é do tipo convencional. As fases de tratamento são captação, coagulação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, reservação e distribuição.
Publicado em segunda-feira, 31 de março de 2025
|ACOMPANHE
A CÂMARA
Av.Getúlio Vargas, 118
Centro, Castelo/ES - CEP: 29360-000
Telefone: (28) 3542-6005
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h30min
Dia e Horário das Sessões Plenárias:
Todas as terças-feiras às 18h00