No dia 19 de novembro de 2024, a Câmara Municipal de Castelo realizou em seu Plenário uma Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorada anualmente no dia 20 de novembro, data essa que foi declarada como feriado nacional com a sanção da lei 14.759/23 pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula Da Silva.
A data celebra a luta, a resistência e a contribuição dos afrodescendentes na formação do Brasil e é dedicada a homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, figura emblemática na história da resistência negra contra a escravidão.
Ao início da Sessão, foram convidados a compor à mesa o Capitão da Polícia Militar Vinícius Sousa e o representante do Governo do Estado Juarez Vieira.
Logo após, André Luiz Da Silva Filho foi chamado para receber o Diploma de Homenagem de Guardião Mirim da Consciência Negra, entregue pelo Vereador Marco Antônio Sandre Correa e em seguida o Diploma de Mérito da Consciência Negra foi dado ao Professor Marcos Antonio da Silva.
Todos os participantes e os homenageados que fizeram uso da tribuna, defenderam um único discurso, de que celebrar a Consciência Negra é lembrar a resistência de tantos que já lutaram e ainda lutam pela liberdade, dignidade, respeito e reconhecimento da contribuição para a formação cultural e econômica e social do país.
Fica o convite para que todos nós juntos, possamos construir um futuro onde a igualdade e o respeito sejam a base das relações interpessoais.
Ao término das comemorações aconteceu o lançamento do Livro “Corinto e Jacira” do Autor Marcos Antonio da Silva.
Publicado em quinta-feira, 21 de novembro de 2024