Na Sessão Ordinária do dia 28 de maio de 2024, a Câmara Municipal de Castelo para fechar o mês dedicado às mulheres proporcionou um momento de troca de informações e aprendizado, trazendo a psicóloga Bruna Marques da Silva para falar de um tema muito relevante para a sociedade, principalmente para as mulheres sobre o que é depressão pós-parto.
A depressão pós-parto é a condição de profunda tristeza, desespero e falta de esperança que acontece logo após o parto, trazendo inúmeras consequências no vínculo afetivo da mãe com o bebê, causando impactos no desenvolvimento social e cognitivo, além de trazer sequelas prolongadas na infância e adolescência.
A doença pode ser causada por fatores hormonais, fisiológicos e psicossociais e as possíveis causas podem ser: privação do sono, isolamento, alimentação inadequada, sedentarismo, falta de rede de apoio, histórico de depressão ou ansiedade, vícios em drogas, álcool, etc.
A sociedade construiu uma visão sobre a maternidade que não é real, cobrando das mulheres padrões impossíveis de serem alcançados, é a chamada “romantização da maternidade”, desencadeando assim inseguranças, comparações e cobranças exageradas.
A psicóloga também ressaltou que iniciar um acompanhamento psicológico ainda na gravidez pode ser muito importante para o cuidado com a saúde mental materna.
Publicado em quarta-feira, 05 de junho de 2024