Câmara Municipal de Castelo homenageia Miss Castelo Teen

Durante a Sessão Ordinária do dia 14 de maio de 2024 os Vereadores realizaram um momento solene para homenagear Rayanne Biló Manhães, pelas relevantes conquistas alcançadas em Concursos de Misses Teen..

O Diploma foi entregue pelo Vereador Marco Antônio Sandre Correia.

Rayanne tem 13 anos e desde muito pequena começou a participar de concursos de modelo e com o apoio de sua família disputou e conseguiu conquistar o 1º lugar no concurso Miss Espirito Santo que aconteceu em Vila Velha.

Em novembro de 2023 foi para Mato Grosso do Sul concorrer a faixa de Miss Technicolor com um vestido que sua mãe fez de lacre de latinha e ficou em 4º lugar.

A Miss agradeceu a homenagem e comunicou que em outubro desse ano participará de um concurso no Rio de Janeiro onde representará o estado do Espírito Santo e principalmente sua cidade Castelo.

Antecedendo essa homenagem a Câmara de Vereadores proporcionou um momento de fala com Edineia Conceição de Oliveira que é Gerente de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado do Espirito Santo (GEPIR/ES). É a Gerência que articula e dialoga as políticas públicas para os povos indígenas, ciganos, pomeranos, quilombolas, povo tradicional de matriz africana e a população negra como um todo.

Edineia abordou um assunto de grande relevância nos dias de hoje, expôs a problemática enfrentada em relação à prática do racismo, que teoricamente chegaria ao fim com a Abolição da Escravatura, Lei 3353 assinada pela Princesa Izabel em 13 de maio de 1888, mas os resquícios dessa ‘falsa” abolição são sentidos pelas pessoas pretas até os dias de hoje. Basta olhar para todos os espaços sociais, por conta de um processo de exclusão que ainda não garante as mesmas oportunidades, onde pode-se destacar o racismo estrutural, institucional, religioso e o recreativo.

Racismo é um problema social e promover a igualdade racial é garantir acesso em todas as esferas de serviços da gestão pública, seja Municipal, Estadual ou Federal”,destacou a Gerente.

Complementando e finalizando o momento de fala o Professor Paulo Roberto Belloti Vargas que também já foi Secretário de Educação e o 1º Presidente do Conselho Municipal de Educação de Castelo expôs sua opinião a cerca da igualdade racial, e disse defender uma educação antirracista, um mundo justo e igualitário onde caibam todos e que divergências precisam ser tratadas através do debate.

Professor Betinho como é conhecido participou da (Conae), Conferência Nacional da Educação, que aconteceu em Brasília em janeiro de 2024 que é instituído pelo Fórum nacional da Educação.

Através dessa Conferencia é que será gerado o Plano Nacional da Educação de 2024 a 2034. Onde as entidades de base organizada fazem propostas e se as mesmas forem aprovadas vira um Plano de Governo.

A busca é por uma educação democrática, comprometida com a inclusão, com um mundo melhor, inclusive com o meio ambiente.

Betinho disse ser leal às suas causas e também estar muito orgulho de ter participado da Conae.

Publicado em terça-feira, 21 de maio de 2024

Câmara Municipal de Castelo homenageia Miss Castelo Teen