Câmara Municipal de Castelo comemora o Dia do Cão-guia

Na última terça-feira dia 30 de abril de 2024, os Vereadores da Câmara Municipal de Castelo realizaram durante a Sessão Ordinária um momento solene em Comemoração ao dia do Cão-guia.

O Diploma de Homenagem foi entregue pelas mãos da Vereadora Maria Lúcia Ventorim a Alessandro de Souza Barbosa que é treinador de cães-guia do Instituto IRIS Cão-guia, ONG localizada na cidade de Castelo que treina e doa cães-guia às pessoas portadoras de deficiência visual e baixa visão, proporcionando mais independência e autonomia em suas vidas.

O Instituto já existe a quatro anos na cidade e até agora seis cães-guia já foram entregues.

Alessandro agradeceu a todos os Vereadores e a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para que tal ação acontecesse, principalmente a equipe ao qual pertence e explicou rapidamente como é todo o processo de treinamento do cão até a entrega ao portador de deficiência visual que dura em média 1 ano e 8 meses a 2 anos.

Primeiro é selecionado um filhote, a raça muito usada é o Labrador retriever ou Golden. Esse cachorro passa por uma seleção de comportamento, logo após entra em socialização com a família acolhedora, em média essa família vai conviver com o cão por volta de 1 ano, sempre com o acompanhamento do treinador.

Quando o filhote completa um ano e três meses, ele passa por castração e entra no treinamento específico: Guiar pessoas, achar degraus, subir, descer, desviar de obstáculos, etc. Esse treinamento dura em média 6 meses.

Com o cão já formado é preciso achar um perfil compatível ao do animal. Achado o perfil começa o período de adaptação, treinamento nas ruas e depois finalizando nos ambientes internos. Esse processo dura de 3 a 5 semanas.

A grande dificuldade no treinamento é nos ambientes externos. O portador de deficiência visual e baixa visão precisa ser muito bem trabalhado na rua e após essa etapa se finaliza com suas rotinas diárias, tal prática vai garantir mais segurança na locomoção, equilíbrio emocional e maior contribuição com a socialização do mesmo.

Publicado em terça-feira, 07 de maio de 2024

Câmara Comemora o Dia do Cão-guia